Existem diferenças quanto ao armazenamento do Certificado e o uso.
O e-CPF A3 é armazenado em Token ou Smartcard (que precisa de leitora) e permite acesso a diversos sistemas governamentais e assinatura de documentos através do Adobe. Entretanto, não está integrado aos sistemas de prontuário eletrônico e prescrição médica impossibilitando a assinatura de documentos como laudos, exames, receitas e atestados.
O Bird ID é um Certificado Digital em nuvem e precisa apenas do aplicativo para assinar documentos. Além de todas as funções do e-CPF A3, é integrado aos principais sistemas médicos de prescrição e prontuário eletrônico. Esse modelo pode ser usado diretamente no smartphone ou tablet.
De modo geral, existem três formas para adquirir o Certificado:
– Renovação Online: confira a pergunta “EM QUAIS CASOS É POSSÍVEL FAZER A RENOVAÇÃO ONLINE?
– Videoconferência: de acordo com Instrução Normativa N.05 de 22 de Fevereiro de 2021, a modalidade de validação por videoconferência está disponível para todos os Certificados Digitais Pessoa Física e Jurídica, desde que atenda aos critérios informados na normativa. Para compra, basta clicar aqui.
– Presencial e VIP: Caso precise de um Certificado com mídia criptográfica (token ou cartão), é necessário adquiri-lo presencialmente na unidade de atendimento mais próxima. A validação VIP você contrata o serviço e nosso atendente vai até sua residência ou escritório para fazer a validação. É só ligar na unidade mais próxima e verificar disponibilidade, valores e agenda.
Primeiramente, para fazer a renovação online, você precisa ter um Certificado PF A3 ou Bird ID válido. Assim sendo, através desse processo é possível:
É possível apenas para Certificados PJ. Entretanto, a procuração precisa ser pública, específica ao Certificado Digital e deve estar dentro do prazo de 90 dias.
O Certificado Digital emitido por procuração tem o uso limitado e permite apenas a emissão de Nota Fiscal eletrônica. Com ele, não é possível, por exemplo, acessar o sistema da Receita Federal.
O Certificado indicado é o PF A3.
Se for renovação e já possuir a mídia, o Certificado pode ser adquirido com desconto clicando aqui.
Se for primeira compra, você pode adquirir o Certificado e Token e ir até uma unidade da ECN Certificadora. Clique aqui para comprar.
Se a compra foi feita por boleto, você receberá o e-mail após a compensação dele, que acontece em 1 dia útil após o pagamento. Se feita em cartão, o e-mail será enviado após a aprovação da operadora de cartão, que pode até entrar em contato para confirmar a compra. Em ambos os casos é possível acompanhar também dentro da conta que foi criada na loja virtual.
É importante que fique atento a caixa de entrada e verifique também a caixa de SPAM.
Será preciso que envie um e-mail para [email protected] com o assunto “Estorno compra”. No corpo do e-mail escreva o número do pedido e os dados da compra.
A Instrução Normativa nº 05 de 22 de fevereiro de 2021 do ITI, proporcionou nosso novo serviço de videoconferência, com ele você não precisa sair de casa para adquirir o seu Certificado Digital, pode fazer a compra online e a validação por videoconferência, veja quem pode aproveitar essa modalidade:
– Se você já possui um Certificado Digital de qualquer Certificadora, está apto a realizar a videoconferência.
– Se você possui uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação), também está apto.
Para Certificado Pessoa Física anexe por gentileza:
Atenção!
Em casos de alteração de nome, caso haja divergência do documento de identificação com a Receita Federal, apresente documento que a comprove. Seja, certidão de casamento, certidão de averbação, reconhecimento de paternidade, entre outros.
Para Certificado Pessoa Jurídica anexe por gentileza:
1 – Documento de identificação pessoal, como:
Atenção!
Em casos de alteração de nome, caso haja divergência do documento de identificação com a Receita Federal, apresente documento que a comprove. Seja, certidão de casamento, certidão de averbação, reconhecimento de paternidade, entre outros.
2 – Documentos Empresariais, como:
Atenção!
Só será possível a emissão por Videoconferência para atos constitutivos que sejam possíveis realizar a verificação eletrônica do registro em aplicação oficial do órgão competente!
Após o agendamento, é enviado um e-mail automático com o link da videoconferência. É importante que fique atento a caixa de entrada e verifique também a sua caixa de SPAM.
Caso não localize, entre em contato pelo nosso chat, lá você pode conferir se o e-mail foi cadastrado corretamente.
Se você estiver apto a fazer a validação por videoconferência, depois de realizar a compra do seu Certificado e receber o número do voucher por e-mail, você deve usá-lo para acessar o sistema e agendar um horário para atendimento clicando aqui.
É nessa etapa que será solicitado que envie seus documentos através de imagens (scaneadas) ou fotos dos próprios documentos.
Após o agendamento, você receberá imediatamente um e-mail com o link da videoconferência. É importante que verifique se o e-mail não caiu na caixa de SPAM. Assista o vídeo tutorial de agendamento da videoconferência.
Para reagendar ou reenviar os documentos, acesse esta página, insira o número de protocolo recebido por e-mail após o primeiro agendamento e a senha de emissão. Caso não lembre a senha, é necessário refazer todo o processo de agendamento.
Vídeo tutorial reenvio de documentos ou agendamento em novo horário.
No dia e horário agendado, basta acessar a videoconferência através do link recebido no e-mail. É preciso que o cliente tenha em mãos o celular cadastrado e os documentos cujo as imagens ou fotos foram enviadas durante o agendamento. Sem eles não será possível prosseguir.
Se o acesso a videoconferência acontecer:
Nesse caso, pode ser um problema de conexão. Siga as seguintes orientações:
Após a conferência dos documentos enviados você receberá um e-mail confirmando a data e horário da videoconferência. Caso prefira, você pode reagendar. Veja o vídeo explicativo aqui.
A equipe que realiza a videoconferência enviará a você um e-mail de NÃO COMPARECIMENTO, solicitando um novo agendamento.